Dicas

21/11/2013

Você sabe como manter a postura adequada?

Você sabe como manter a postura adequada?
Fazer exercício físico, seja aeróbico ou de fortalecimento muscular, é extremamente importante para a saúde, mas é preciso sempre ter orientação e ajuda de um profissional.
 
Esse cuidado deve ser ainda maior com os equipamentos da academia, por exemplo, que se não forem usados com a postura adequada, podem causar diversas lesões e consequências ruins para a saúde, como alertaram o médico do esporte Gustavo Magliocca e a educadora física Luciana Brait no Bem Estar desta sexta-feira (7).
 
De acordo com os especialistas, é importante ainda que esses aparelhos estejam sempre ajustados e em boas condições de uso, principalmente nas academias populares ou em parques da cidade.

Além disso, o médico do esporte Gustavo Magliocca explicou que é muito importante fazer o alongamento antes e, se possível, depois de se exercitar para reduzir também o risco de lesões e dores.
 
Há ainda a possibilidade de lesões nos exercícios livres, que dependem de maior estabilidade muscular, coordenação motora e consciência corporal.
 
Depois que a pessoa consegue ter essa estabilidade e consciência do corpo, ela pode migrar para o uso desses aparelhos e, com a ajuda de um profissional, aprender a utilizá-los do jeito seguro.
 
Por exemplo, no caso da bicicleta ergométrica, o principal erro é em relação ao banco. Muitas vezes, por não saber mexer ou por vergonha de pedir ajuda, a pessoa acaba não ajustando na altura correta e, por isso, faz o exercício com uma postura perigosa. Isso pode aumentar o risco de lesões de joelhos, quadril e coluna – e quanto maior a carga com a postura errada, maiores são os problemas.
 
Já na esteira, é comum ver algumas pessoas correndo e fazendo bastante barulho – isso acontece porque elas pisam com o pé inteiro e impulsionam o corpo muito para cima, como se estivessem saltando. Segundo a educadora física Luciana Brait, a dica, nesse caso, é correr como se estivesse pisando em ovos, sempre com o calcanhar primeiro e só depois com a ponta dos pés. Dessa maneira, é possível evitar grandes impactos que podem causar complicações para as articulações dos joelhos, tornozelos e também para a lombar.

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