Dicas

27/08/2018

19 alimentos que causam azia mais facilmente

19 alimentos que causam azia mais facilmente

Sabe aquela queimação no estômago que dá depois de comer algo que não caiu bem ou depois de comer demais? É a chamada e famosa azia. Ninguém está imune a ela, mas você sabia que existem alguns alimentos que causam azia mais facilmente do que outros?

A nutricionista Orion Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que a azia pode ser caracterizada principal pela típica sensação de mal-estar e de aumento da eructação — o nome oficial do arroto.

“O que provoca a azia é o refluxo do ácido gástrico, que está presente no nosso estômago e é responsável pela digestão dos alimentos”, afirma a especialista. “A azia tem relação direta com o que os alimentos que ingerimos. Ele sai do estômago como se fosse retornar à boca”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20 milhões de brasileiros sofrem deste problema, e o número continua crescendo.

É possível evitar a azia, mas procurar soluções por conta própria, usar medicamentos ou remédios naturais para amenizar o desconforto não são as melhores saídas. O ideal sempre é procurar um especialista para investigar e tratar o que pode estar por trás da azia e não simplesmente melhorar os sintomas temporariamente.

O que podemos fazer em casa para acabar com esse problema é mudar a nossa alimentação, tirando e/ou substituindo alguns itens do cardápio.

19 alimentos que causam azia

De acordo com Orion, os alimentos ricos em gorduras são os que mais causam azia, pois eles são mais difíceis de digerir.

Quanto mais tempo um alimento demora para ser gerido, mais tempo demora para reduzir a quantidade de ácido gástrico em nosso estômago. É quando ele está em excesso que ocorre o refluxo e a sensação de azia.

Os alimentos que mais causam azia são:

  1. Frituras em geral;
  2. Maionese;
  3. Molhos prontos, mostarda, ketchup;
  4. Queijos gordurosos, como parmesão e gorgonzola;
  5. Doces em geral;
  6. Bolos com recheio;
  7. Chocolates;
  8. Bebidas alcoólicas;
  9. Vinagre;
  10. Sucos e frutas cítricas (limão, laranja etc.);
  11. Condimentos de temperos prontos;
  12. Verduras com pH ácido, como couve, brócolos, pepino, rabanete;
  13. Café;
  14. Chá preto;
  15. Adoçante artificial;
  16. Temperos picantes;
  17. Alimentos processados em geral;
  18. Alimentos com glúten;
  19. Refrigerantes.

Como aliviar e evitar a azia

Mudar os hábitos, principalmente os de alimentação, não é algo fácil, mas é essencial para manter o nosso organismo sempre saudável. A dica da nutricionista Orion é procurar uma alimentação recheada com alimentos alcalinos — ou seja, que têm o pH mais baixo. São eles:

Esses e outros alimentos fazem com que o pH estomacal se regularize, ficando menos ácido e, consequentemente, evitando a azia.

Outra dica é comer pequenas quantidades em intervalos de tempo menores. Faça pequenas refeições ao longo do dia, de preferência de 3 em 3 horas. Isso pode ajudar a controlar a quantidade de ácido liberada pelo corpo. Evitar dormir após grandes refeições também é uma boa pedida.

Além disso, retirar a bebida alcoólica e evitar líquidos durante as refeições também são maneiras fundamentais para quem quer evitar o refluxo e a sensação de queimação após uma refeição.

Fonte: Ativo Saúde


» Mais dicas
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia e Design
Rua Quintino Bocaiúva, 105, - Largo São Francisco, (Próx. ao Hospital Dom Pedro de Alcântara) - 44149-999 - Feira de Santana - Bahia
Tel.: (75) 3221.2200 - WhatsApp: (75) 99248.8890 - Email.: plamol@gd.com.br
® 2013 PLAMOL. Todos os Direitos Reservados